5s - o conceito avançado de civilização

13/06/2012

5s - o conceito avançado de civilização
Todos precisamos de referências boas para criar coisas boas. Como nossa referência de limpeza e organização no país é muito desqualificada, nossas empresas têm dificuldades para gerar um ambiente interno propício para evitar o desperdício e para estimular qualidade e respeito para com todos. A implantação dos programas 5S tem exatamente esta meta: criar um padrão de referência para que o público interno de qualquer organização entenda o que significa civilização.

A implantação dos programas 5S tornou-se uma febre nas empresas do Brasil, especialmente indústrias, a partir dos anos noventa. Baseado no velho conceito de “housekeeping” e na ascendência dos conceitos de qualidade total vindos primordialmente do Japão, as cinco palavras iniciadas no idioma japonês pela letra S (descarte ou utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina) transformaram-se em obrigação nas companhias brasileiras. Muito fácil e prazeroso para implantação, os 5S foram implementados e perdidos com a mesma facilidade em várias organizações. Hoje, passados mais de vinte anos do início da “febre”, a expressão que mais ouço quando chego pela primeira vez em muitas empresas é: “Já tivemos o programa, Mubarack, mas se perdeu!”.

Perdeu-se por que, se os conceitos dos 5S são simples e aparentemente fáceis para serem praticados? A razão é muito elementar: o núcleo do programa, a essência, a ideologia, nada disto foi realmente compreendido. A ideia central, que ampara a prática do descarte, da organização física e da limpeza (para citar apenas os três primeiros esses), raramente é ensinada nos treinamentos internos e por consultores externos. A mais importante característica do 5S é estabelecer uma referência em relação ao que é qualidade e ao que é um ambiente civilizado, onde se possa trabalhar da maneira mais limpa, organizada e higiênica possível.

O programa 5S estimula o respeito para com todos os públicos: respeito com o trabalho dos outros, com a saúde dos outros, com o tempo dos outros, com os recursos da empresa. Respeito é a palavra-chave. Civilização é a consequência.

Muitas empresas também pecam ao falar em 5S, mas implantar apenas os três primeiros e esquecer os dois últimos. O quarto S, que trata da saúde física e mental (comportamento) e o quinto, autodisciplina, são o suporte para que os três primeiros se mantenham. Como não são implantados, a frase “se perdeu” torna-se, infelizmente, a regra.
Ninguém constrói uma grande empresa, com qualidade e respeito ao cliente, com pessoas mal-educadas e com barbárie interna.