A criatividade do idiota

29/07/2011

"Sejam criativos!", é uma das frases preferidas de gestores ignorantes, que nada sabem sobre gestão, sobre planos, sobre como fazer uma reunião, sobre processos e sobre procedimentos e querem resultados mágicos. Criatividade é um processo de cruzamento de dados e não um milagre que pode acontecer a qualquer momento.

Frases que já ouvi com frequência: “abandone a papelada (procedimentos, controles, indicadores, planos de ação etc.) e cuide do trabalho”, “abandone o método e use a criatividade”, “precisamos ser mais criativos e menos burocráticos”, “com um pouco de criatividade, tudo se resolve”, “criatividade é um processo desordenado, maluco”, “pessoas criativas são raras no mundo de hoje” e outras bobagens.

Todas estas frases sobre CRIATIVADE são absolutamente idiotas. Normalmente são proferidas por vagabundos e desqualificados que não gostam de método, de controles e de ciência e que procuram esconder seus defeitos atrás de um conceito que julgam obscuro como CRIATIVIDADE. Vadios procuram se esconder e fogem da lógica e do pensamento cartesiano. Isto demonstraria a incompetência destes caras. Qualquer compêndio básico sobre criatividade aponta o processo criativo como sendo formado por quatro etapas:
1ª etapa - geração de ideias
2ª etapa - obtenção de informações
3ª etapa - consolidação do projeto
4ª etapa - implantação do projeto

Ou seja, criatividade não é uma habilidade misteriosa e anárquica que nega o método. A criatividade vem do método. Quem não conhece e não organiza seu pensamento, não cria. Esqueça histórias mentirosas como aquelas que mencionam grandes ideias oriundas de pessoas analfabetas no assunto. Esqueça aquela história de que a telefonista da Sony bolou o walking man em uma grande sacada. Quem criou este produto e tantos outros que revolucionaram hábitos e costumes em suas épocas foram os engenheiros de produto após dezenas de pesquisas e trabalho intenso e metódico, baseados em fatos e dados. Ideias são geradas por cérebros que cruzam, consciente ou inconscientemente, grandes bases de dados neles armazenadas.

Aqueles que estudam e que observam, aqueles que leem, que viajam e que se desenvolvem conseguem criar muito mais do que aqueles que ficam embaixo de uma árvore, olhando a grama crescer.
Para que tenhamos um excelente ambiente de criatividade em nossas empresas, precisamos, antes de tudo, de método, de padrão, de indicadores e do sistema integrado de gestão funcionando a pleno, com fortes programas de treinamento e de educação. Criar produtos e serviços inéditos então será apenas questão de tempo.

Paulo Ricardo Mubarack