A diferença entre inteligência e sabedoria - lee iacocca

12/08/2012

A diferença entre inteligência e sabedoria - lee iacocca
Lee Iacocca escreveu dois livros: o primeiro há cerca de 25 anos, audacioso, vibrante e repleto de histórias da Ford e da Chrysler. Ele foi um vencedor. O segundo, em 2007, revela um Iacocca com a mesma inteligência e sagacidade de sempre, mas muito mais sabido. Relacionando o mundo dos negócios com a humanidade, o ex-CEO mais brilhante do ramo automobilístico encanta o leitor com pensamentos profundos sobre negócios, família, aposentadoria e legado. Espero que você goste.

Lee Iacocca, talvez o presidente mais famoso da Ford e da Chrysler, fez furor no ramo automobilístico e no mundo dos negócios nos anos setenta e oitenta.
Aposentou-se em 1992, aos 68 anos, tem 87, nunca parou de trabalhar, goza de boa saúde, quer viver no mínimo até os 100 e continua inserido no mundo, como qualquer outro homem que tenha metade da sua idade.
Escreveu em 2007 (aos 82) seu segundo livro “Onde estão os lideres?”. Estou no meio da leitura, mas não resisto à tentação e ao prazer de compartilhar com meus leitores, amigos e clientes a sabedoria deste jovem senhor de 87 anos. Espero que apreciem a sabedoria de Iacocca:

1. “Na minha família, eu não aprendi o significado da palavra impossível. Esta palavra nunca era pronunciada na nossa casa”.
2. “Meu primeiro mentor no mundo dos negócios foi Charlie Beacham. Ele dizia sobre minha inexperiência nos primeiros tempos da Ford: você é tão verde que tenho medo de mandá-lo para o campo e as vacas comerem você.
Em outra ocasião, enviou-me para trabalhar no showroom de caminhões da Ford durante 3 meses. Não fiquei nada feliz, afinal de contas, tenho diploma de mestre e vou ficar 3 meses vendendo caminhões usados? Ele me disse: dane-se sua erudição. Você precisa descobrir o que acontece quando um cara entra na loja querendo dar milhares de dólares por um caminhão”.
3. “Se quiser reconhecer o mérito de alguém, faça-o por escrito. Se quiser mandar alguém para o inferno, faça-o por telefone”.
4. “Robert McNamara era um gênio. Extremamente simples, era muito direto, nunca permitia que uma ideia não fosse expressa por um plano de ação, dizia "nunca tente me convencer com base na forca da sua personalidade, quero os fatos e as ideias no papel" e me ensinou que não há contradição entre um coração brando e uma mente rigorosa”.
5. “Não há nada que substitua o trabalho. Não dê ouvidos a quem lhe disser o contrário”.
Li o primeiro livro de Iacocca há mais de 25 anos. Na época, era o livro de um CEO ao melhor estilo americano, falando de negócios com o ar dos vencedores. Um livro inteligente. Agora, passadas mais de duas décadas, o mesmo homem escreve um livro repleto de sabedoria, provando que a evolução nunca tem fim. O primeiro livro é ótimo, o segundo é imperdível. Lee Iacocca me demonstra a diferença entre Inteligência e sabedoria: você é inteligente quando conhece as relações de causa e efeito, mas você é sábio quando você entende a relação entre tudo isto e o conceito de humanidade. Afinal de contas, no fim de tudo, sobram apenas as pessoas e o que se deixa como legado para o mundo e para nossas famílias.