A única qualidade que lhe falta é um pouco de inexperiência

01/02/2010

A única qualidade que lhe falta é um pouco de inexperiência
“A única qualidade que lhe falta é um pouco de INEXPERIÊNCIA”. Trata-se da mais cristalina verdade: muitos profissionais não são melhores porque lhes falta um pouco da humildade e da curiosidade que vêm junto com a inexperiência. Algumas das maiores besteiras já cometidas no mundo dos negócios (e fora dele também) são fruto da arrogância e do desinteresse que vêm junto com a “experiência”.

Li esta frase em alguma revista: “a única qualidade que lhe falta é um pouco de INEXPERIÊNCIA”. Trata-se da mais cristalina verdade: muitos profissionais não são melhores porque lhes falta um pouco da humildade e da curiosidade que vêm junto com a inexperiência. Algumas das maiores besteiras já cometidas no mundo dos negócios (e fora dele também) são fruto da arrogância e do desinteresse que vêm junto com a “experiência”. Coloquei a palavra entre aspas porque ela às vezes encerra um mito: experiência é tempo de aprendizado mais do que tempo de repetição. Se alguém aprendeu seu trabalho durante um ano e depois simplesmente o repetiu, sem melhorá-lo e sem aprender mais nada durante, por exemplo, os próximos vinte anos, esta pessoa tem a experiência de apenas um ano repetida vinte vezes. Pode até tornar-se um exímio executor, mas também será ainda um iniciante porque aprendeu e inovou muito pouco.

Encontro em muitas empresas profissionais que não ouvem mais nada. Apresentam um ar distante e entediado quando participam de treinamentos ou quando a organização fala em inovação e mudanças. Não se emocionam mais com nada e nem compram mais nenhuma idéia. Perderam o “coração de estudante”. Pensam que sabem tudo e desprezam os mais jovens e inexperientes. Ficam obsoletos rapidamente!

Outra qualidade proveniente da inexperiência: o medo. Isto mesmo, o medo! Quem é inexperiente tende a ser mais cuidadoso e mais conservador nas suas ações, reduzindo desta forma a probabilidade do erro. Os experientes arrogantes são os que “se afogam” porque pensam “que sabem nadar” muito mais do que os outros e porque acham que “conhecem o mar”. Os inexperientes se preparam melhor, os experientes chegam despreparados nos clientes ou em reuniões, sem dados e sem argumentos. Os inexperientes aceitam o desconforto e a angústia das batalhas, os experientes alegam que “não têm mais saco”! Os inexperientes vibram com as vitórias, os experientes afirmam que “já sabiam”. Os inexperientes procuram aprender a cada momento, os experientes se acham “o cara”.

Experiência e inexperiência, como são tratadas neste texto, são estados de espírito e posturas diante da vida e do trabalho muito antes de ser tempo de serviço. O melhor dos mundos: o profissional que, embora com anos de vivência, guarda as qualidades da inexperiência e que, mesmo diante da repetição da rotina, ainda mantém os olhos brilhantes e a mente curiosa.

Muitas empresas de pequeno e médio portes me perguntam se elas têm condições de copiar os métodos de gestão das grandes corporações. Além da resposta afirmativa, eu lembro-as que, muitas vezes, as grandes companhias é que precisam imitar as pequenas, principalmente na simplicidade das ferramentas e na proximidade com os clientes.

Nos meus clientes de grande porte, faço a mesma orientação: comportem-se como se este fosse o primeiro ano de suas empresas e “abram sua loja” com o sorriso e o entusiasmo do primeiro dia. Um pouco de inexperiência só ajuda.

Paulo Ricardo Mubarack

051 81 82 71 12

mubarack@terra.com.br

www.mubarack.com.