Choro olímpico

01/09/2008

Choro olímpico

Uma característica de um profissional de primeira linha é o equilíbrio emocional. Se um atleta tem excepcional técnica mas não consegue controlar suas emoções, não se trata de um excepcional atleta. Disputas mundiais exigem muita concentração e controle rígido das emoções. Ainda somos um país subdesenvolvido e as derrotas nas Olimpíadas apenas demonstram nosso atraso.



No final dos jogos olímpico de 2008, alguns clientes pediram que eu escrevesse sobre o excesso de choro dos atletas brasileiros. Nas muitas vezes em que perdemos e nas raras ocasiões em que ganhamos, nossos atletas choraram muito. Nada contra o choro normal, legítimo representante dos sentimentos humanos de alegria ou de tristeza, mas tudo contra o excesso. Uma característica de um profissional de primeira linha é o equilíbrio emocional. Se um atleta tem excepcional técnica mas não consegue controlar suas emoções, não se trata de um excepcional atleta. Disputas mundiais exigem muita concentração e controle rígido das emoções. Ainda somos um país subdesenvolvido e as derrotas nas Olimpíadas apenas demonstram nosso atraso. Falta de patrocínio não é a causa. É o efeito de uma sociedade desorganizada e corrupta no extremo. Crescimento econômico pequeno, derrotas nos jogos de Pequim e outras mazelas são apenas resultados esperados de tamanha desordem. O choro nestas ocasiões, especialmente após as derrotas, mostram fraqueza de caráter e total incompreensão das regras do jogo. Não das regras dos jogos olímpicos, mas das regras de viver em uma sociedade altamente competitiva, onde temos dificuldades em nos inserir. Preparação intensa, muito trabalho e controle emocional decididamente não fazem parte ainda da nossa cartilha.

Nas empresas, temos situações semelhantes. Muitos gritos, choro, arrogância e uma série de sentimentos que apenas encobrem o mau preparo gerencial de boa parte de nossos executivos e gestores. A preparação psicológica ainda não é vista como necessária em muitas organizações.

Paulo Ricardo Mubarack
051 981 82 71 12