Do que você tem orgulho?

18/01/2013

Do que você tem orgulho?
Quando um sujeito me diz que tem orgulho de nunca ter levado desaforos para casa, já sei, sem necessidade de qualquer outro diagnóstico, que se trata de um indisciplinado. Em muitas entrevistas de seleção, gosto de perguntar: do que mesmo você se orgulha? Alguns ficam surpresos com a pergunta e não têm qualquer resposta. Sei imediatamente que são pessoas de pouca reflexão. Outros afirmam bobagens como a frase que iniciou este texto e sei que são indisciplinadas, vingativas ou maldosas. Nunca vi esta pergunta nos compêndios tradicionais de entrevistas de seleção de RH, mas, creia, esta pergunta revela muito sobre os reais valores de um profissional.

Deming dizia que “nunca se pode tirar das pessoas o orgulho sobre seu trabalho”, o que é absolutamente verdadeiro, mas a pergunta que se impõe a partir desta reflexão é: do que mesmo você tem orgulho?<
br/> Alguns orgulham-se dos seus músculos, algumas orgulham-se do seu bumbum, outros orgulham-se dos seus pais, alguns povos orgulham-se dos seus ideais e muitos orgulham-se de nada.

Por que é importante esta pergunta? Porque você revela exatamente o que você é e para que veio ao mundo quando revela o que deixa você cheio de orgulho. Tenho certeza que muitos que me leem nunca pensaram sobre o assunto. Quando chego em uma empresa ou entrevisto um profissional, sempre procuro diagnosticá-los com base nos seus “orgulhos”.

Um candidato a diretor disse-me, em certa ocasião, que ele se orgulhava de ter enganado o fisco várias vezes. Um gerente de vendas disse que se orgulhava de ter empurrado um produto inadequado para um cliente, um estagiário disse que se orgulhava de ninguém tê-lo pego na Europa após ter andado centenas de quilômetros de trem sem pagar. Preciso de mais testes e dinâmicas para saber com quem estou lidando?

Inclua esta pergunta nas entrevistas de seleção, nos diagnósticos e nas conversas com sua equipe. A maioria das pessoas se mostra quando responde e você, de maneira muito simples, poderá avaliar quem está na sua frente.