Frases idiotas ditas por idiotas

20/08/2012

Meu pai sempre me ensinou duas coisas muito importantes sobre os idiotas: um idiota é invencível (não perca seu tempo tentando convencê-lo de algo) e nunca converse com um idiota pois ele pode apanhá-lo em um dia carente e convencê-lo de uma idiotice. Uma das grande funções do RH é impedir idiotas de entrarem ou de prosperarem nas empresas, pois eles podem proferir uma frase e algum bom gestor carente, em um dia ruim, pode acreditar. Bem, se isto acontecer, muito dinheiro pode ser perdido.

Existem muitos idiotas trabalhando nas empresas. Eles são responsáveis por frases memoráveis. Cito algumas a seguir. Qualquer semelhança pode ser (ou não) uma mera coincidência com gente que você conhece:

1.Vamos seguir menos padrões e usar mais a criatividade.
Para quem é desqualificado tecnicamente, a palavra criatividade é um porto seguro. Quem é incompetente sempre procura o ambiente vago e subjetivo dos adjetivos e de palavras abstratas. Fogem dos números e das regras como o diabo foge da cruz.

2. Seguir procedimentos é correto, mas vamos também ficar ao lado do cliente.
Frase provavelmente dita após o autor ter “fumado alguma coisa estranha”! As duas sentenças não têm qualquer relação e o “mas” complica tudo! Eu sei que no fundo o autor idiota quis também valorizar a bagunça e afirmar que determinados procedimentos da empresa podem prejudicar o cliente.

3. Não gostamos de planejamento estratégico aqui na empresa.
Gostam do que, então? Da zorra estratégica? Da confusão? Eu sei do que eles gostam: eles querem tudo somente no mundo verbal, no dito pelo não dito, apostando na subjetividade das palavras e no esquecimento dos seus superiores, amenizando as cobranças.

4. Brainstorming é a melhor ferramenta para identificar nossos problemas.
Eu sempre imagino, quando ouço estas tolices, um médico fazendo brainstorming para diagnosticar uma doença! É tão ridículo quanto! Profissionais de verdade utilizam dados e provas científicas e não ficam chutando bobagens.

5. Mais criatividade e menos engessamento.
Novamente, o idiota que deseja um mundo sem cobrança, ataca! Afirma que regras engessam a empresa. O ladrão sempre foge da lei.

6. Você me critica porque não sabe como eu ganho pouco.
Ouvi esta frase pelo menos meia dúzia de vezes quando, como consultor, cobrei seriedade de alguns malandros. Eles justificam a própria vadiagem pelo salário, ignorando que quem mais precisa trabalhar com “150 %” de produtividade é quem ganha menos.

7. Não vou me estressar por 800 reais.
Frase dita por um estagiário quando seu chefe ordenou que ele caminhasse mais rapidamente e não “desfilasse seu bundão” pela empresa calmamente. Este é o legítimo “mamãe penteou”, aquele que é apenas um estorvo na humanidade e que alguém vai ter a cruz de carregar para o resto da vida. Que este alguém não seja a sua empresa!

8. Os funcionários são donos da empresa.
Os funcionários são donos da empresa deles, ou seja, do seu nome e da sua reputação. Eles prestam serviços para a empresa que assina suas carteiras e precisam se comportar como donos de uma empresa também e não como “filhinhos de empresa (reclamam, mas recebem sua mesada no final do mês)” ou como escravos.

9. Precisamos comprometer nossa equipe.
Então você trabalha com uma equipe sem comprometimento? Nada disso, esqueça programas de comprometimento, de conscientização (trabalha com inconscientes?) ou com muitas técnicas de motivação. Contrate gente boa, diga-lhes sempre a verdade, encha-os de trabalhos e de metas desafiadoras e remunere-os muito bem, elogiando-os e provendo treinamento de alta qualidade.

10. Quero apenas ver os grandes números da empresa.
Uma empresa não se gerencia olhando apenas grandes números. O gerenciamento se dá quando pequenos números (que compõem os grandes) e muito trabalho detalhado são feitos com paciência e suor.