A primeira obrigação de um gestor é a garantia da qualidade. Este conceito vale para todas as áreas e não somente para áreas de produção. Gestores de vendas, de compras, da contabilidade, do financeiro, da produção e todos os demais devem saber gerenciar a rotina de seus setores para garantir resultados capazes e operação estável e segura.
Como fazer para gerenciar a rotina? As etapas a seguir fornecem uma boa pista:
- Identificar e mapear todos os processos.
- Definir indicadores de desempenho.
- Definir todos os procedimentos e escrevê-los.
- Definir toda a documentação auxiliar (planilhas, leis, manuais, desenhos etc).
- Definir e criar todos os registros e controles.
- Definir o perfil dos operadores (executores do processo).
- Elaborar e executar plano de treinamento.
- Implementar os procedimentos.
- Auditar os procedimentos.
- Resolver não-conformidades.
- Realizar reuniões freqüentes de avaliação do desempenho dos processos.
- Realizar o Kaizen – melhoria contínua nos processos da rotina. Pequenas e constantes melhorias.
Na maioria das empresas que visito na primeira vez, existem elementos dispersos dos 12 requisitos acima. Raramente encontro uma empresa sem alguns indicadores, sem alguns procedimentos, sem reuniões gerenciais ou sem algum tipo de treinamento. Mas o problema é justamente este: estas empresas têm alguma coisa, mas não têm um sistema de gerenciamento da rotina capaz de GARANTIR CONTINUAMENTE A QUALIDADE. O que surpreende é que a gestão da rotina requer um investimento muito baixo para ser implementada e rende bons frutos, especialmente em termos de redução de custos, para qualquer organização.