Método

28/09/2011

Método
Ignorantes de todos os portes e títulos usam o seu jeitão falido para tocar as empresas. Não estudam, não aprendem e não geram lucro. Apenas trabalham, como burros no arado, fazendo muita força e trazendo pouco resultado. Não buscam métodos. Duvida? Então vá nas “melhores” e “maiores” empresas das listas das revistas de negócios e pergunte qual é o método para vender. Se você é um novato, vai se surpreender, pois NÃO HÁ MÉTODO ALGUM. O resultado é o esperado: ruim!

O que é o método? Methodos, met' hodos que significa em grego, literalmente, "caminho para chegar a um fim”, isto é o método. Você pode tentar chegar a um fim por tentativa e erro ou usando um caminho determinado, sistemático e já suficientemente testado.

Evidentemente, amadores tentam chegar aos seus objetivos de qualquer forma, usando o “seu jeitão”. Profissionais, mais humildes, tentam aprender caminhos que outros já trilharam e sistematizaram. Sistematizar significa escrever, testar, ajustar, corrigir, testar novamente, corrigir quantas vezes for necessário e depois validar. Amadores são imbecis, arrogantes, que pensam saber, mas que, na verdade, representam o lixo da humanidade. Não aprendem, não gostam de quem estuda e sabe mais do que eles e devastam as empresas. Tenho nojo deles e sempre que posso, ajudo a demiti-los das organizações.

Não hesite em aprender métodos. Por exemplo, você tem método em sua empresa para definir e utilizar indicadores de desempenho? Para fazer e acompanhar planos de ação? Para elaborar o planejamento estratégico? Para registrar não conformidades, identificar suas causas e eliminá-las definitivamente? Você tem método para padronizar e para auditar o cumprimento dos procedimentos? Há método para vender? Para comprar? Para produzir? Para inspecionar? Para expedir e para faturar? Para receber e para pagar contas? Para negociar prazos e valores com os fornecedores? Para selecioná-los? Para selecionar as melhores pessoas? Para treinar e para avaliar desempenho? Para praticar a meritocracia, pagando bônus de acordo com os resultados? Há método para analisar financeiramente a empresa, para planejar a questão tributária? Há método para desenvolver produtos?

Repito, quando falo em método, NÃO SIGNIFICA O SEU JEITÃO (OU JEITINHO) DE FAZER AS COISAS!!! Significa uma forma já testada e criada por gente muito melhor do que você. Ou você acha que você sabe mais do que todo o mundo? Absurdo, não é mesmo? Então, por que você usa a porcaria do seu “método”? Por que você não desce do seu “saltinho Luís XV” e aprende com quem sabe muito mais do que você? Por quê? Dê-me um motivo, além da arrogância burra e da cegueira da ignorância?

Dedique sua vida de gestor a procurar os melhores métodos e aplicá-los na sua empresa e eu tirarei o chapéu para você. O contrário é obscuridade medieval!