O perfil do gerente de rh

14/04/2008

A principal atribuição do gerente de RH, conforme a opinião de alguns dos melhores empresários e CEOS do mundo é: prover recursos humanos com a competência necessária para a obtenção dos LUCROS.

Afinal de contas, qual é o perfil para ser um bom gerente de Recursos Humanos? Afirmo há muitos anos que o principal processo de qualquer empresa é o processo de recrutamento e seleção. O dono deste e de outros processos fundamentais, como treinamento, retenção de talentos, sucessão e avaliação de desempenho, é o gerente de RH. É justo que discutamos o perfil de alguém tão importante para uma empresa. Todos concordamos que o principal ativo de uma organização são as pessoas certas, que as pessoas fazem toda a diferença e que sem talentos ninguém vai em frente. Sendo assim, o perfil do gestor de todos estes tesouros corporativos é crítico para uma empresa. Alguém duvida?

Vamos ao perfil, então. Um pré-requisito: qual é a principal atribuição do gerente de RH? Se não concordarmos em relação à principal atribuição, discordaremos no perfil. A principal atribuição do gerente de RH, conforme a opinião de alguns dos melhores empresários e CEOS do mundo é: prover recursos humanos com a competência necessária para a obtenção dos LUCROS.

Ok, obtenção de lucros. E o perfil? Deve ter formação acadêmica em administração, ciências contábeis, engenharia e....talvez psicologia. Psicologia não é a formação mais indicada. O gerente de RH precisa entender do negócio, precisa entender os clientes, precisa entender de finanças, precisa conhecer centros de custo, contas, EVA, caixa, DRE, demonstrativo de caixa etc.

O gerente de RH precisa conhecer os fornecedores, a fábrica, o ambiente industrial, o cliente.

Alguém pode perguntar se ele precisa conhecer pessoas. Precisa, mas pode ter a assessoria de um psicólogo ou de ferramentas como o PI (Predictive Index) ou outras. Gostar de pessoas é necessário? Não. Se alguém gosta muito de pessoas, funde uma ONG ou vá trabalhar em assistência social em alguma secretaria de uma Prefeitura Municipal. Muito radical minha frase? Espere até ver o que o concorrente vai fazer com você que me acha radical. Gostar de lucros, gostar de dinheiro, gostar de vencer a concorrência, eis o atributo do gestor de RH. RH não foi feito para organizar festas, o Dia das Mães, o Clube do Sorriso, a lista de aniversários da empresa ou o Dia das Crianças. RH foi feito para fazer contas de lucros, para verificar quais as melhores pessoas em termos de resultados, para demitir os medíocres, para fazer a função de evangelizar toda a empresa em relação aos valores da família que fundou a organização. RH deve estar constantemente caminhando pela empresa, conversando com todos, verificando os problemas. RH deve ajudar os gestores de vendas, da produção, etc. a resolver os problemas com pessoal. RH deve estar ligado ao Presidente. O resto é fantasia, gente!!! Organizar o café da manhã com o presidente não é tarefa de RH. Organizar uma reunião para a prestação de contas é tarefa de RH. Orientação para o empresário: coloque em RH alguém que entenda o negócio da sua empresa. Se você não fizer isto, você contratará um mordomo de luxo, não um gerente de RH. Orientação para os profissionais de RH: estude o negócio da sua empresa, vá para a “zona quente”, entenda vendas, fornecedores, produção etc.

Estou errado????