O problema é seu!!!

O problema é seu!!!
Ouço freqüentemente funcionários queixando-se do salário:

“...a empresa não me valoriza!”;

“...com o que me pagam não consigo sustentar mulher e 5 filhos”;

“...querem cada vez mais qualificação e pagam uma miséria...”,

e por aí vão as reclamações.

Também ouço universitários que fazem estágio ou são trainees reclamando que poderiam ser melhor aproveitados. Vejo gerentes com 3 MBAs alegando que seu potencial não é explorado. Vejo auxiliares ou assistentes com escolaridade superior chateados porque estão desempenhando tarefas que exigem apenas qualificação média.

Leio articulistas e escritores acusando as empresas de se valer da abundância de gente qualificada no mercado para exigir muito e pagar pouco.

E por aí vão as reclamações.

Vejo mais e mais gente pedindo plano de carreira nas empresas.

Vejo pessoas alegando que não são motivadas pelo seu chefe.

Vejo revistas fazendo pesquisas e publicando a lista “das melhores empresas para se trabalhar”.

Só vejo gente pedindo, portanto. Pedindo, exigindo e reclamando. Só vejo gente falando em benefícios, salário e direitos.

NÃO VEJO QUASE NINGUÉM FALANDO EM DEVERES.

Antes dos direitos, meus pais me ensinaram, vêm os DEVERES. Por que será que não publicam a lista “dos melhores funcionários para se trabalhar”???

Para toda esta gente que reclama e exige, tenho dito uma frase muito simples: “O problema do salário não é da empresa, o problema do salário É SEU!!!

As empresas fazem pesquisas salariais e pagam conforme o mercado. E oferecem benefícios conforme o mercado. E sempre vão exigir a melhor qualificação possível e cabível para um cargo. É da natureza do empreendedor este comportamento. Ninguém vai pagar mais do que precisa pagar.

Portanto, se você está insatisfeito com seu salário, com os benefícios que a empresa oferece (ou não oferece) e com as funções que exerce, pare de se queixar e entenda que O PROBLEMA É SEU!!!

A vida é sua, a carreira é sua (plano de carreira é algo ridículo, gente!), o problema salarial é seu, você teve 5 filhos porque quis. Você não pode se comportar como se fosse “filho” da empresa ou cliente da empresa onde trabalha. Bobocas disseram que o funcionário é cliente da empresa no início dos programas de qualidade no Brasil. Funcionário NUNCA FOI e NUNCA SERÁ CLIENTE da própria empresa onde trabalha. Pelo contrário, o funcionário é fornecedor. Quem paga é cliente, quem recebe é fornecedor. Simples assim!!!

Esta reflexão não é uma agressão contra funcionários. Penso até que a maioria dos colaboradores das empresas entende muito bem o que escrevo. Mas existe um grupo barulhento que fica reclamando e exigindo um comportamento paternal e arcaico das organizações.

Se alguém está insatisfeito com tudo dentro de sua empresa, saia. Peça demissão e busque outro lugar melhor. O mundo dos negócios é gigante e está aí para ser conquistado pelos competentes. Entretanto, se alguém achar que não pode enfrentar o mercado, fique bem quieto dentro de sua empresa, pare de reclamar e trabalhe. Qualifique-se para, quem sabe um dia, ser promovido.

Um dia destes, um supervisor queixou-se para mim que nunca chegava a sua vez. Nunca foi promovido pela empresa. Entrara há 6 anos como supervisor e continuava como supervisor. Perguntei a ele por que ele próprio não se promovia a gerente. Ele me disse: “...tá louco, Mubarack? Eu me promover???”. Respondi que sim. Disse a ele que ele poderia realizar seu sonho promovendo-se a gerente... em outra empresa. “Saia de seu atual emprego e encontre uma empresa melhor do que esta que lhe oferte o cargo de gerente, que você tanto quer! Não espere que a empresa o promova. Promova-se você mesmo, se acha que pode!”.

Resumindo, o problema salarial e a questão motivacional SÃO PROBLEMAS DE CADA UM. Não são problemas das empresas. Evidentemente, empresas gerenciam matrizes salariais e o ambiente de trabalho, mas o problema continua sendo privativo de cada um.

Nunca vi um RECLAMÃO MAL-HUMORADO progredir na vida.

Enquanto este tipo de gente reclama e se queixa, dirige o foco para a empresa e esquece de desenvolver a si próprio. E como não se desenvolve, não é promovido. E como não é promovido, reclama mais ainda. Belo círculo vicioso!!!

Um abraço a todos!!!