O que aprendi em 5500 dias de consultoria

23/07/2012

Tenho minha agenda de consultoria lotada há 5500 dias e aprendi muito neste período feliz e produtivo. Tenho convivido com pessoas muito inteligentes e preparadas, empresários brilhantes e executivos de primeiro nível. Eles me perguntaram muito e apresentaram, para minha análise e ajuda, muitas situações realmente complicadas. É gratificante aprender amparado por tanta gente e tantos fatos repletos de desafios e de incógnitas no mundo das empresas. Gostaria de compartilhar algumas questões importantes com meus leitores. Aproveite!

Duas vezes na semana eu envio um texto para você. Desculpe-me se o incomodo lotando ainda mais sua inbox ou se você não aprecia meus textos, mas, creia, faço isto por uma necessidade muito grande de compartilhar conhecimento. Em 18/07/2012 completei 5500 dias com agenda lotada.

Só não trabalhei alguns sábados, quase todos os domingos e quando decidi aproveitar alguns dias de férias. Meu último dia sem agenda foi uma manhã em 27/06/1997 e isto para mim é uma grande vitória, embora reconheça que para outros pouca ou nenhuma importância possa ter. Nestes 5500 dias, trabalhei para muitas pessoas mais bem preparadas e mais inteligentes do que eu e aprendi muitas coisas com elas.
Gostaria de compartilhar com meus leitores uma pequena parte do que aprendi:

1. O tempo não é medido em horas, dias ou anos. Na realidade, é medido pelo que você fez nestas horas, dias ou anos... O que você fizer em um minuto, poderá durar uma eternidade.
2. Hoje é tudo o que você tem de tempo... Não deixe nada para amanhã... Certamente, você já estará atrasado.
3. Não dizer algo para um funcionário assumindo que ele já sabe, é uma loucura.
4. Nunca pegue atalhos, nem na ética nem no aprendizado. Percorra o “curto caminho longo” e evite o “longo caminho curto”.
5. O trabalho é invencível. Quem trabalha muito, sempre sairá vitorioso. O trabalho gera nas pessoas um sentimento maravilhoso: o senso de merecimento.
6. Pontualidade, discrição e respeito são atributos invejáveis para quem deseja progredir.
7. A arrogância mata até mesmo os maiores talentos.
8. A definição de um imbecil? É o cara que sabe o preço de tudo e o valor de nada. Preço é completamente diferente de valor. Muitos perguntam qual é o preço das coisas, mas não perguntam qual é o valor delas. Compram ou não compram avaliando “preço”.
9. Um idiota é invencível.
10. O estado natural das coisas é o caos. Lucro e progresso precisam ser continuamente forçados.
11. Nunca converse com um idiota. Você pode estar em um dia carente e ele pode desorientá-lo para sempre.
12. Cuide paranoicamente do caixa.
13. Implante um sistema integrado de gestão e esqueça métodos e ferramentas isolados.