O que é exatamente um plano de treinamento?

30/01/2012

O que é exatamente um plano de treinamento?
Organizar e ministrar cursos em uma empresa é totalmente diferente de ter um plano de treinamento perfeitamente alinhado com as demandas da companhia e passível de fácil medição do retorno. Raras empresas possuem um plano de treinamento. A maioria possui apenas treinamento, o que normalmente gera cursos desperdiçadores de tempo e de dinheiro. O melhor dos cursos desalinhado com as necessidades de uma área não serve para nada.

Poucas empresas realmente entendem o que é treinamento e, desta forma, não conseguem elaborar um plano eficaz. A consequência é óbvia: muitos erros que poderiam ser evitados e muito dinheiro jogado fora.

O que é exatamente um plano de treinamento? Para responder de forma mais adequada a esta questão, vamos dividi-la em duas partes: primeira, o que é um plano, e segunda, o que é treinamento. Um plano exige metas e definição de recursos: tempo, dinheiro, quem fará, como fará, quando fará e, especialmente, por que fará. Esta última questão, por que fará, é a ligação com a segunda parte, o que é treinamento. Treinamento é o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho eficaz das tarefas e responsabilidades de um profissional. Logo, são pré-requisitos para o estabelecimento de um plano de treinamento:

1. Descrição de cargos
2. Descrição de perfis de cargo
3. Definição de indicadores de desempenho
4. Mapeamento de processos
5. Elaboração de instruções de trabalho

Note que estes itens identificam o trabalho que há para ser feito e suas medições e somente após estas definições poderá haver a sequência:

1. Elaboração do plano de treinamento
2. Execução do treinamento
3. Avaliação de desempenho

Note também que todos os desvios identificados na avaliação deverão servir com base para a formulação do plano de re-treinamento. Isto significa que o plano de treinamento somente pode ser elaborado depois da organização das tarefas, dos processos, dos cargos, dos perfis e dos indicadores em uma companhia. Muitas empresas afirmam que possuem treinamento, o que é verdade quando simplesmente ministram cursos. Mas possuir um plano de treinamento é muito diferente. Ele vem de uma lógica encadeada de processos, cargos e indicadores. Ele gera programas de treinamento perfeitamente alinhados com as necessidades de uma empresa. O que muitas organizações fazem é contratar cursos baldios e desperdiçar muito dinheiro. Quando um gestor me chama para contratar um treinamento, ele normalmente não tem plano de treinamento e não tem noção do que exatamente precisa. Ele apenas quer se agarrar no treinamento como uma saída para uma pressão que vem de cima, para “cumprir carnê” ou simplesmente porque acredita vagamente que “treinamento é bom”. Todas estas idéias são muito pobres e comprometem os resultados de uma companhia.

Como exemplo contundente, sempre cito as áreas de vendas: elas sempre têm treinamento em vendas, mas raramente possuem um plano de treinamento, o que gera cursos ineficazes e desperdiçadores de tempo e dinheiro. Treinamentos que não geram padrões não servem para nada. Treinamentos que não estão claramente ligados a deficiências nos perfis e nos indicadores não servem para nada. Treinamentos pontuais não servem para nada. Treinamentos que são feitos em mutirão e depois são esquecidos não servem para nada. Todo treinamento precisa de uma demanda clara e de um plano de manutenção consistente. A maioria das áreas de RH é muito fraca e não entende esta simples verdade: elas precisam organizar um plano de treinamento como foi mencionado no início deste texto e não simplesmente fazer os arcaicos levantamentos de necessidades de treinamento. Certa vez, ouvi um diretor do Gerdau dizer, após passar por uma sala de treinamento onde sua equipe fazia um curso: “a empresa tem treinamentos demais! Precisamos treinar menos e trabalhar mais”. O comentário revela total falta de sintonia entre o treinamento e a necessidade da área dele. Lamentável!