Para refletir em um final de semana

04/05/2012

O sustentáculo de uma empresa são seus valores. Valores são as convicções que empresários têm e que desejam transformar no comportamento interno de suas organizações. Valores são comportamentos esperados. Para defini-los, as convicções devem vir de profundas reflexões. A reflexão é o momento em que você entende porque faz o que faz, porque quer o que quer. Frases de homens e mulheres famosas não são apenas um amontoado de verbos e letras. São abraços fraternos na forma de sentenças. Aproveite!

Ideias, pensamentos, reflexões, não importa o termo, espero que apreciem o que selecionei para um final de semana de maio:

1. Na luta do mundo corporativo, eu lutei muito, mas fui vencido algumas vezes e venci outras tantas. Em ambas, coloquei sempre o meu melhor. Bem-aventurados os que podem, ao menos, dizer isto: lutei muito, mas fui vencido. Não guardo remorso, pois fiz o meu melhor. Apenas a tristeza da derrota, mas nunca o fracasso de ter sido vencido por negligência. (Mubarack)

2. Não se pode fazer o certo numa área da vida, enquanto se está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível. (Gandhi)

3. Tirem tudo de mim, meu dinheiro, meu patrimônio, minhas usinas. Mas não tirem a minha equipe. Com ela, reconstruirei tudo mais uma vez. (Jorge Gerdau Johannpeter)

4. O primeiro dia da decadência de uma empresa ocorre quando ela cresce mais do que a capacidade que tem de gerar internamente seus gestores. (Jim Collins)

5. Quem sabe mais do que eu, me encanta. Quem sabe menos e pede ajuda, me comove. Quem é arrogante, me enoja. (Mubarack)

6. O SIG (sistema integrado de gestão) é o método para bater metas e ter-se a alegria de saber por que as metas foram batidas. (Amin Murad)

7. Na Brahma, seguimos três fundamentos: sonho grande, gente excelente e intolerância com violações à nossa cultura. (Marcel Telles)

8. Alguns ouvem com as orelhas, outros com o estômago, outros ainda com o bolso e há aqueles que não ouvem absolutamente nada. (Khalil Gibran)

9. A maioria das decisões são perdidas porque não são agradáveis, populares, nem fáceis. Não existe razão inerente porque sejam desagradáveis as decisões, mas o fato é que as mais eficazes o são. Só porque uma decisão é difícil, desagradável ou assustadora não há razão para que não seja feita, se for certa. (Peter Drucker)

10. Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão valente. (Peter Drucker)

11. Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana. Mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas. (Albert Einstein)

12. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. (Ruy Barbosa)

13. Agradam-me mais os sonhos do futuro do que a história do passado. (Thomas Jefferson)

14. Não gastes teu dinheiro antes de ganhá-lo. (Thomas Jefferson)

15. Seus clientes menos satisfeitos são sua maior fonte de aprendizado. (Bill Gates)

16. Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim... Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim. (Steve Jobs)

17. Pessoas talentosas gostam de três coisas meritocracia, honestidade e um ambiente informal." (Carlos Brito – CEO AB InBev) Obs.: ele se refere quando chegou à AB, por exemplo, a avaliação do desempenho de todo mundo era "excepcional". Porque ninguém tinha coragem de dizer para o outro a verdade.

18. Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que vemos quando desviamos o foco do nosso objetivo. (Henry Ford)

19. O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor. (Madre Tereza de Calcutá)

20.O senhor não daria banho em um leproso nem por um milhão de dólares? Nem eu. Somente por amor se pode dar banho em um leproso. (Madre Tereza de Calcutá)