Quarteto fantástico

05/12/2012

Pessoas disciplinadas, treinadas, trabalhando com processos padronizados e com ótimo nível de automação caracteriza um sonho audacioso. Longe de ser impossível, mas que precisa de método e determinação fortes para ser implementado em qualquer organização. Chamei a este quarteto de fantástico porque sua operação conjunta aumenta dramaticamente a eficácia de uma empresa. Quem tem esta clareza quanto aos fatores do quarteto e tem planos de ação sólidos para melhorar continuamente cada um deles?

Ficamos admirados com frequência sobre como as coisas funcionam no exterior. Pouca burocracia, rapidez, foco, controle e resultados excelentes são atributos que caracterizam muitas atividades, desde o aluguel de um carro no aeroporto até operações industriais.

A pergunta é: por que eles podem e nós não? Por que tudo parece funcionar tão bem lá fora, deixando-nos envergonhados pela nossa ineficiência?
A resposta nunca pode ser única. Não podemos tentar compreender o sucesso destas sociedades e de suas empresas atribuindo-o a um único fator, seria uma análise equivocada e muito pobre. Logicamente, estes bons resultados são a consequência de muitos fatores, razões históricas etc., mas há um QUARTETO FANTÁSTICO que precisa ser destacado:

1º) PROCESSOS RIGOROSAMENTE PADRONIZADOS
2º) AUTOMAÇÃO EM ALTO NÍVEL
3º) TREINAMENTO RIGOROSO
4º) DISCIPLINA

Não há qualquer hierarquia entre estes quatro fatores - talvez pudéssemos dizer que o mais discutível é automação - mas a realidade aponta para o uso integrado destes quatro itens como o principal responsável pelo êxito.

Imagine uma empresa (a sua, de preferência) com muitos padrões (processos), automação, treinamento e disciplina! Pessoas altamente disciplinadas, muito treinadas, com boas ferramentas de automação à sua disposição e executando tarefas organizadas em processos e definidas em padrões!Não se trata realmente de um quarteto fantástico?

Implantar treinamento para pessoas indisciplinadas não funciona. Por outro lado, pessoas disciplinadas sem treinamento são até irritantes. Você tem pessoas disciplinadas e automação, mas não tem padrões. E por aí vão as combinações que geram invariavelmente maus resultados e que confundem muitos executivos, pois eles se perguntam: “como isto pode acontecer na minha empresa se tenho o SAP ou algum ERP da Totvs?” ou “como podemos cometer tal erro se todos estão treinados?” (mas não tem padrões e as pessoas estão treinadas em Power Point e não em padrões).

A única saída: formatar um plano de ação para implantar cada um dos quatro elementos do quarteto. E lembre-se: cada um deles isolado, apesar de serem muito bons, funciona de maneira precária.