Valorizo uma pessoa pelo que ela acredita, pelas suas convicções, concorde ou não com elas. Desprezo uma pessoa que não tenha convicções e que tenha como meta apenas SOBREVIVER em uma empresa. Estas “figuras” são os PARASITAS EMPRESARIAIS, não têm opinião própria sobre nada e apenas prestam muita atenção no que seus chefes dizem. Suas convicções são as convicções dos seus chefes, não importando quais convicções sejam estas. A meta destes párias é apenas SOBREVIVER. Quem lhes aponta com mais estabilidade e salário ganha sua adesão sem muito esforço. São programados para apenas DIZER SIM para seus superiores e normalmente são carrascos com suas equipes. Não veem grandeza em ninguém e em nada, desprezam filosofia, valores e livros, desdenham do próprio valor do trabalho e acreditam apenas no que lhes satisfaça as necessidades básicas de dinheiro e de segurança.
São os famosos “PUXA-SACO”, capachos de qualquer chefe autoritário e que nunca discordam e jamais elevam seus pensamentos para algo mais nobre do que comer, beber, defecar e estar empregados no dia seguinte.
A contribuição destas “inutilidades” é ZERO, mas infelizmente elas atingem suas metas em muitas organizações onde os dirigentes são fracos diante do elogio fácil e da adulação. Parasitas empresariais vivem disto, eles se nutrem da vaidade dos mais fortes.
Quem é grande sabe ouvir a verdade dos dados e dos fatos, mas quem é pequeno adora ouvir apenas as bajulações dos aduladores. Os pequenos ditadores pagam por isto e às vezes pagam com suas empresas pelos galanteios dos vagabundos. Chefes com “cérebro do tamanho de um amendoim” são presas fáceis dos puxa-sacos de plantão. É muito fácil enganá-los, basta permitir que eles falem bastante (e qualquer idiota fala bastante) e depois reproduzir com outras palavras o discurso deles, exaltando, louvando e concordando animadamente.
Se você é empresário, presidente ou diretor, olhe-se com muito cuidado no espelho, reflita sobre suas fraquezas e cerque-se de pessoas francas. Mande os vagabundos bajuladores para o inferno e sua empresa irá para o paraíso dos lucros. Seja valente para ouvir críticas, seja nobre para não guardar rancor e seja generoso com quem realmente lhe ajuda falando a verdade nua e crua.
Seja impiedoso com os covardes e puxa-sacos que sugam sua energia e viva uma vida mais saudável no mundo das corporações. O resto é lixo!
Paulo Ricardo Mubarack

Muitas pessoas não acreditam em nada, a não ser no que lhes faça poder comer, beber, defecar e estar empregados no próximo dia. São os PARASITAS EMPRESARIAIS, puxa-sacos de mão cheia e que se nutrem de chefetes e empresários babacas que adoram o elogio fácil e a bajulação. O preço dos arrogantes é a quebra e o vetor é o parasita que concorda com tudo e apenas espera o chefe falar para reproduzir e louvar suas palavras, mesmo que sejam baboseiras.