Adoro seus artigos!

06/10/2008

Encontro muitos executivos que dizem: “Mubarack, adoro seus artigos!”. Conheço suas empresas, embora não sejam meus clientes. A maioria não tem sistema de gestão implementado e tem resultados financeiros ruins. Por que não implementam padrões mínimos de gestão em suas empresas? De que adiantam leituras, MBAs, palestras, se não forem acompanhadas de IMPLEMENTAÇÃO?

Encontro muitos executivos que dizem: “Mubarack, adoro seus artigos!”. Conheço suas empresas, embora não sejam meus clientes. A maioria não tem sistema de gestão implementado e tem resultados financeiros ruins. De que adianta, fico me perguntando, gostar dos meus artigos? Por que não implementam padrões mínimos de gestão em suas empresas? De que adiantam leituras, MBAs, palestras, se não forem acompanhadas de IMPLEMENTAÇÃO? A definição de Platão para conhecimento é: “Conhecimento é AÇÃO”. Muita leitura não seguida de implementação não serve para coisa alguma. Uma das melhores virtudes em um gestor é a CAPACIDADE DE EXECUÇÃO, é a ATITUDE DE IMPLEMENTAR.

Um bom executivo deveria fazer um plano de ação para implementar qualquer prática relevante que tenha aprendido em uma leitura ou treinamento, imediatamente após o aprendizado. Se não for desta maneira, para que serve a informação?

Executar é uma disciplina. Precisa ser ensinada, tanto quanto precisa ser ensinada a capacidade de planejar. Muitos livros são escritos sobre planejamento, mas raramente encontramos uma obra sobre execução. Disciplina, obstinação e compulsão para a ação são virtudes extremamente desejáveis em um gestor. Por que a dificuldade de muitos em executar? Preguiça, zona de conforto, quem sabe? Lucros e progresso financeiro não são os prêmios para quem acha bonitos os meus artigos. Não os escrevo para que sejam elogiados. Escrevo para que as empresas implementem as melhores práticas internacionais de gestão e cresçam, gerando riqueza para seus proprietários e para a sociedade.