Bobagens sobre pequenas e médias empresas

15/12/2014

Bobagens sobre pequenas e médias empresas
Muitas bobagens são escritas sobre as vantagens de ser pequeno. Embora no papel pareça haver coerência, na prática as grandes levam enormes vantagens sobre as pequenas organizações. Mais caixa, melhores funcionários, mais poder de barganha, mais influência política. Alguns executivos muito ruins conseguem mesmo assim quebrá-las, mas as pequenas também têm executivos ruins. A imunidade das nanicas  é muito menor ao erro e normalmente são muito mal organizadas. Em resumo, pequenas e médias empresas que não crescerem desaparecerão rapidamente. Crescer exige muito trabalho, muito talento e muito dinheiro. [continua...]

Gastei algumas horas lendo farto material na Internet e em alguns livros sobre as vantagens das pequenas e médias empresas sobre as grandes: agilidade na tomada de decisões, organização menos burocrática, presença do DNA do dono, hierarquia mais simples e comunicação mais direta entre todos. Embora estes fatores realmente apareçam na composição das pequenas e médias, toda esta conversa não passa de pura lorota.

As pequenas e médias empresas têm enormes desvantagens em relação às grandes. As pequenas vantagens que possuem são largamente anuladas pelas empresas de porte. Ou seja, a vida das pequenas e médias é muito dura e o risco de desaparecimento é muito alto.

Só há uma saída para as pequenas: crescer. Há exceções onde a marca e o talento inesgotável dos empreendedores criaram um nicho. Um exemplo é a Ferrari. Uma montadora pequena com uma marca gigantesca. Há outros exemplos, especialmente no varejo e na área de serviços, mas não se engane: são exceções e como tal devem ser analisadas. A pergunta para o pequeno ou médio empresário é: por que você seria uma Ferrari? Mais de 99% não chegam nem perto desta possibilidade.

Desta forma, repetindo, o pequeno e médio empresários precisam crescer. Mas como? Particularmente no Brasil, não temos a cultura das startups, dos investidores-anjo e do apoio do governo para os pequenos e médios. A receita passa a ser muito simples e dura: os empreendedores devem trabalhar 24 h por dia e arrumar dinheiro. Como? Associação com outros e a venda de parte da empresa para investidores são caminhos lógicos. Se ficar pequeno e sozinho, vai morrer. Afastar-se dos bancos é um sábio conselho. Se não puder fazer nada disso, venda logo seu pequeno negócio e abra outro. Arrume o segundo negócio e venda novamente. Vá gerando caixa. Sem ele, o Davi sempre apanha do Golias.