Bullying nas empresas

11/05/2011

Bullying nas empresas
Bullying é o ato de usar o poder e/ou alguma espécie de força para, sistematicamente, intimidar, humilhar ou ridicularizar alguém. Não acontece apenas nas escolas e entre adolescentes, acontece também no ambiente corporativo. Combater e eliminar este crime é tarefa de qualquer gestão competente. Usar o código de conduta é uma excelente ideia.

Bullying é o ato de usar o poder e/ou alguma espécie de força para, sistematicamente, intimidar, humilhar ou ridicularizar alguém. Não acontece apenas nas escolas e entre adolescentes, acontece também no ambiente corporativo. Aproveitando-se da sua hierarquia, gestores “brincam demais” com alguns subordinados. Colegas, tirando vantagem do poder de grupo, também “brincam em demasia” com alguém muito próximo. Normalmente estes casos de Bullying são mais controlados e não acabam em tragédias, mas estraçalham o ambiente de trabalho, mostrando para todos um comportamento que nunca é o desejado pelos acionistas ou proprietários. Não gosto de profissionais “engraçados demais”, aqueles que adoram contar piadas e fazer todos rir, aqueles que “perdem o amigo, mas não perdem a piada”, como eles mesmos se orgulham em afirmar. Além de passar uma imagem irresponsável, não raro praticam Bullying, mostrando todo o seu “cardápio” de preconceitos em relação à raça, orientação sexual ou, simplesmente, explorando diferenças ou características físicas dos mais fracos.

Lamentável sob qualquer ponto de vista, o Bullying nas empresas precisa ser eliminado através de punição radical para quem o pratica. Além de ser um criminoso, quem o pratica é um covarde e um irresponsável, pois expõe a própria empresa a processos judiciais. A menor das consequências do Bullying é a degradação do ambiente de trabalho com claros prejuízos à produtividade.

Qualquer empresa deve incluir explicitamente o Bullying no seu código de conduta e comunicar sua decisão de reprimi-lo para todos na organização. Ninguém pode ter dúvida do que é Bullying e da posição da direção e dos proprietários sobre este crime.

Manter o ambiente de trabalho dentro de níveis adequados de respeito e civilização é obrigação de qualquer gestão competente.

Paulo Ricardo Mubarack