Caráter

29/04/2011

Entrar na guerra sem INTELIGÊNCIA é passo certo para a derrota. Poucas empresas utilizam INTELIGÊNCIA para selecionar e vigiar pessoas que lidam com dinheiro ou que têm acesso a informações confidenciais. Estudar o caráter de quem está perto de nós torna-se DISCIPLINA OBRIGATÓRIA para o sucesso.

Afaste-se de pessoas sem caráter. Pode parecer óbvio, mas não é! Ao seu redor, podem estar dezenas de pessoas (empregados, amigos etc.) que vão colocá-lo na justiça assim que cessar o interesse que eventualmente hoje têm em você. Ou irão sacaneá-lo de alguma outra maneira.

Quando for contratar pessoas-chave para sua empresa, faça uma investigação muito melhor do que normalmente você faz hoje. O processo mais importante de uma empresa é recrutamento e seleção e muitas organizações ainda o executam com técnicas da década de 40! Existem muitas ferramentas modernas e confiáveis no mercado para investigar CARÁTER. Duvida? Pois faça uma pesquisa séria através de sua área de RH ou através de uma consultoria e você se surpreenderá. Testes de aderência ética e de personalidade diminuem a probabilidade do erro na avaliação do caráter de quem se contrata.

Outra providência para você manter bem longe de sua empresa pessoas sem caráter, pelo menos nas posições fundamentais: somente coloque nestas posições a prata da casa. Já escrevi várias vezes sobre este tema e já falei sobre ele até a exaustão. Promovendo quem já está com você há anos você diminui a chance de errar porque, bem ou mal, já conhece melhor estas pessoas do que os desconhecidos que, sorridentes e sedutores, vêm da rua tentando provar que são as melhores escolhas...

Especialmente nas funções que lidam diretamente com dinheiro, como no departamento financeiro e na área de compras, investigue até a vida pessoal de quem trabalha para você. Exagero? Existem centenas de casos de fraude e de conflito de interesses que provam o contrário. Contratação de fornecedores duvidosos, graus de parentesco entre quem contrata e o contratado, favores entre quem contrata e o fornecedor, todos estes casos não são raros nas empresas. Empregados que estão muito perto de você e que têm acesso a informações confidenciais também devem ser especialmente monitorados. Amigo, o mundo é uma guerra e quem nela entra sem inteligência é derrotado.

“Você e nem ninguém são pagos para ser ingênuos”, “o estado natural das coisas no Universo é o caos” e “não espere demais das pessoas” são três princípios fundamentais de gestão que você deve conhecer, entender e praticar ativamente na sua organização e na sua vida.