Lendas e desculpas esfarrapadas

27/05/2014

Ler demonstrativos de resultados e balanços publicados é sempre divertido porque o mar de desculpas esfarrapadas é sistematicamente repetido. Pressão de custos e queda na economia são bobagens recorrentes. Posso até entender que ninguém deve publicar algo do tipo “o EBITDA caiu 20% porque somos todos incompetentes aqui dentro”, mas o problema é quando os executivos e acionistas realmente acreditam nestas besteiras. Ou quando também não acreditam, mas não têm forças para admitir internamente que A CULPA É SOMENTE NOSSA e fazer planos de ação para melhorar.

Li atentamente, linha por linha, os balanços e demonstrativos de algumas empresas publicados para reportar os resultados do primeiro trimestre de 2014. Exceto pequenas diferenças, permanecem enfadonhamente iguais há vários anos, especialmente nas explicações sobre maus resultados, uma lista interminável de desculpas esfarrapadas. Vejam algumas pérolas para explicar, por exemplo, as quedas nas vendas:

  1. O verão de 2014 foi muito forte;

  2. Chuvas torrenciais em algum lugar do país;

  3. Queda na atividade econômica;

  4. Férias escolares;

  5. Carnaval tardio.

Há outra lista para explicar “a pressão sobre custos e despesas”:

  1. Aumento dos aluguéis de lojas e depósitos;

  2. Aumento da energia;  

  3. Dissídios;

  4. Pressão por preços mais baixos;

  5. Aumento dos investimentos com reflexos negativos no fluxo de caixa;

  6. Pressão inflacionária na folha de pagamento.

Bom, há duas hipóteses para o rol das desculpas: ou o planejamento é feito por amadores ou o pessoal dá um copia-cola de outros demonstrativos igualmente ruins. A única explicação para maus resultados é a incompetência dos administradores. Se você é um deles, não fique bravo comigo, estou tentando ajudá-lo. Todos somos incompetentes algumas vezes e só melhoramos quando reconhecemos isto, entendendo as causas. Repito que a única explicação para maus resultados é que você não soube fazer alguma coisa. Você nunca faz tudo o que pode simplesmente porque você não conhece tudo. Meta não batida só tem uma causa: você não soube como batê-la. Custos e despesas crescentes e agressões do mercado, da economia e do ambiente sempre existiram e sempre existirão, portanto pare de atribuir a estes elementos externos a responsabilidade pelos números vermelhos do seu balanço. É claro que você não pode publicar que suas vendas caíram ou que seu caixa enfraqueceu porque “somos todos incompetentes aqui dentro”, eu sei disto. Apenas quero lembrá-lo de que se não for esta a reflexão interna, você tem realmente problemas muito sérios na administração da sua empresa. Se internamente vocês acreditam nas desculpas esfarrapadas, realmente estão em apuros. Espero que nos próximas publicações não apareçam desculpas relativas à copa do mundo, pois ela está marcada há sete anos e se você não se preparou, quem é o incompetente?

Aguardemos, portanto, o novo rol de bobagens, algumas delas são divertidíssimas.