Metas - pontos críticos

05/05/2014

Metas - pontos críticos
Definir metas que sejam a FORÇA MOTRIZ de uma empresa ainda é tarefa realizada satisfatoriamente por muito poucos. Muitas metas são definidas em arroubos de coragem e sem nenhuma análise de dados e de fatos. Ninguém acredita nelas (nem quem as definiu) e o resultado é muito pobre. Quando são checadas, explicações bobas são dadas para o não cumprimento, normalmente associadas a causas externas, o que simplesmente ANESTESIA a empresa.

A maioria dos executivos ainda desconhece o poder das metas. Quando eu chego em uma empresa, a primeira pergunta que faço é esta: você definiu metas para todos? Normalmente a resposta é sim e na prática a constatação é que NÃO EXISTEM BOAS METAS. Existem números mal definidos e que não funcionam, este é o fato. A seguir, relaciono alguns pontos críticos sobre METAS:

  1. Liderança não existe sem boas metas. Você pode ministrar mil treinamentos sobre as qualidades de um líder, mas se não houver metas bem definidas e cobradas diariamente por ele, a liderança é fraca.
  2. Metas existem, mas a maior parte é ruim. São definidas em arroubos de coragem, o pessoal fala em desafios, mas meta é um número sagrado, que deve ser definido cientificamente, com base em muitos dados e fatos.
  3. A maioria das metas é ruim porque não estão desdobradas e não se interligam. A empresa simplesmente não possui ferramentas simples para desdobramento de metas.
  4. Meta significa: você não sabe como batê-la. Se soubesse, já teria batido, não é mesmo? Se não sabe, precisa aprender e a ferramenta do aprendizado é o PLANO DE AÇÃO. Ele é fantástico, porque deve revelar o CONHECIMENTO NOVO que a empresa está aportando para poder bater as metas. Se o plano de ação não possui CONHECIMENTO NOVO, então não presta.
  5. Ninguém pode fazer um plano de ação sozinho. Elaborar planos de ação é trabalho de equipe, normalmente multiáreas e pode exigir conhecimento externo, buscado em consultorias e visitas a outras empresas.
  6. Metas não são batidas por uma única causa: falta conhecimento para a equipe. Quando o não cumprimento das metas é atribuído a causas externas, como atuação da concorrência, queda do PIB ou qualquer outra bobagem deste tipo, a equipe e a diretoria ficam ANESTESIADAS. Simplesmente saem de uma reunião de resultados PARALISADOS. Não sabem o que fazer e não têm energia para reagir.
  7. Você precisa implantar um RITUAL para cobrar metas e planos de ação. Uma vez por semana, por exemplo, especialmente metas de vendas. As empresas cometem pecados graves no acompanhamento.
  8. Uma empresa NÃO PODE ACEITAR O NÃO CUMPRIMENTO DE UMA META. Precisa reagir rapidamente.
  9. Meta é a FORÇA MOTRIZ de uma empresa. Todos, até os que ocupam os cargos mais humildes, precisam ter suas metas.
  10. Muitos executivos não aprendem estas questões básicas sobre metas e planos de ação porque NÃO APLICAM. Só isto.