O curso mais curto do mundo sobre liderança

03/04/2015

Blá-blá-blá, nheco-nheco e mimimi caracterizam muitos treinamentos e livros sobre liderança. Monges, executivos servidores e outras asneiras são transmitidas para os pobres mortais frequentemente. Alguns profissionais de RH são muito ruins e só pioram esta confusão. Consultores inescrupulosos escrevem e dizem o que babacas querem ouvir. O resultado é uma carência absoluta de gestores orientados para bater metas, capacitados para levar as equipes junto com eles, protetores das empresas e das instituições e fiéis à cultura dos locais onde trabalham. Esta é a definição de líder: um cara de culhão roxo, que adore a empresa onde trabalha, privilegie o coletivo em detrimento ao individual, desenvolva e equipe, promova os valentes e elimine os vadios e seja o guardião da cultura corporativa.



Muita gente me pede cursos sobre liderança. Outros tantos solicitam livros sobre liderança. Empresas querem desesperadamente desenvolver líderes. Já fiz palestras em ESCOLAS DE LÍDERES, denominação dada pelas áreas de RH para iniciativas deste tipo. Se visitarmos qualquer livraria especializada em livros técnicos sobre gestão, encontraremos prateleiras abarrotadas de literatura sobre o assunto, desde bobagens água com açúcar estilo “O Monge e o Executivo” até biografias de Jack Welch. Eu desenvolvi um dos mais completos cursos sobre o tema, com 418 slides, um verdadeiro MBA, mas resolvi simplificar o treinamento sobre LIDERANÇA em dois slides. Uma empresa precisa concordar comigo nestes dois slides. Depois podemos aprofundar com o curso bacanérrimo e completo, mas estes dois slides são o resumo e o início de tudo.

PERFIL PARA SER LÍDER

QUEM GARANTE O LÍDER?

Acabou o curso! Slide 1: liderança é assunto proibido para Mauricinhos, Patricinhas, gente “equilibrada” (na realidade, covardes que não querem se incomodar com ninguém), e medrosos “politicamente corretos”. Liderança é para gente com perfil valente, que coloca acima de tudo a instituição. Líderes nível 5, corretamente descritos por Jim Collins no livro Feitas Para Durar.

No slide 2, o líder valente precisa ser amparado pela diretoria. Se ele for desautorizado ou coagido, o descrédito tomará conta da equipe e liderança forte tornar-se-á assunto perdido.

Entenderam? Eu até desenhei neste artigo.