Analiso muitos procedimentos, mapas de processo, manuais de treinamento e planos de ação escritos por gerentes e técnicos e encontro com frequência um erro básico: faltam detalhes e o detalhe é fundamental. Que me perdoem os generalistas e adeptos do “superficial”, mas detalhes são fundamentais. Sem o detalhe, tudo o que se escreveu e a execução ficam imensamente prejudicados, pois normalmente os detalhes escondem o ponto crítico, o núcleo onde a atuação do operador ou do executor das ações vai conseguir obter o resultado desejado.
Não temos a cultura do detalhe. O clima tropical nos impele para a rua e não para as bibliotecas ou para a mesa de estudos. A gestão sofre, desta forma, as consequências da superficialidade e do artificialismo, onde o pensamento profundo e o detalhe ficam esquecidos.
Recomendo que as empresas somente contratem estagiários e trainees que tenham o hábito do estudo, que sejam excelentes estudantes, com histórico escolar recheado de notas 10 ou grau A. São estes que vão engordar o caixa das companhias no futuro. Os idiotas que afirmam “aprender com a vida” não vão conseguir nada. Quem estuda, entende o detalhe, sabe “reunir os pontos”, sabe fazer benchmarkings e analogias e cria processos mais robustos. Observe as pessoas que o cercam. Veja como algumas falam com pouca profundidade sobre quase tudo. Negócios não vão bem sem profissionais que conheçam seus detalhes. Proteja sua empresa da superficialidade.
Paulo Ricardo Mubarack

Cumprir uma meta, executar um plano de ação ou simplesmente fazer o trabalho conforme os padrões são tarefas complexas, mesmo nos ambientes e nas empresas mais simples. Você só ameniza a complexidade estudando os detalhes. Ser um gestor ou técnico generalista é igual a NADA. TUDO acontece conforme os detalhes. Admita somente profissionais que conhecem realmente os detalhes do trabalho. Treine a todos na sua empresa focando os detalhes. Sem detalhes, a gestão é OCA e os resultados são péssimos.