O que é descansar?

15/05/2013

EM 1836, JÁ NO FIM DA SUA VIAGEM A BORDO DO BEAGLE, CHARLES DARWIN, UM DOS MAIORES GÊNIOS QUE O MUNDO JÁ CONHECEU, ESCREVEU À SUA IRMÃ SUSAN: “UM HOMEM QUE OUSA DESPERDIÇAR 1 HORA DO SEU TEMPO NÃO DESCOBRIU O VALOR DA VIDA”. Não confunda, portanto, descanso com vadiagem. Trabalhar e estudar em ritmo intenso tornam qualquer um mais seguro e quanto mais seguro ficamos, adquirimos paz de espírito e isto traz uma enorme sensação de calma e descanso. Aproveite horas de folga com atividades produtivas, físicas, culturais e espirituais e a natureza o recompensará.

EM 1836, JÁ NO FIM DA SUA VIAGEM A BORDO DO BEAGLE, CHARLES DARWIN, UM DOS MAIORES GÊNIOS QUE O MUNDO JÁ CONHECEU, ESCREVEU À SUA IRMÃ SUSAN: “UM HOMEM QUE OUSA DESPERDIÇAR 1 HORA DO SEU TEMPO NÃO DESCOBRIU O VALOR DA VIDA”.

Afinal de contas, o que significa realmente “descansar”? Desperdiçar 1 hora do seu tempo, como afirmou Darwin, é atributo característico de quem não conhece o valor da vida e eu acrescento: é coisa de imbecis. Descansar, para alguns, é simplesmente desperdiçar o tempo, jogar horas e horas no lixo, é não fazer nada, é parar de pensar, é relaxar todos os músculos e o cérebro até ficar parecido com uma bactéria.

Descansar obviamente é fundamental, mas o problema é o conceito de “descansar”. Descansar não é ficar inerte e inibir a atividade cerebral, descansar significa livrar-se de apreensões, adquirir tranquilidade, ter paz de espírito. Uma das maneiras de conseguir tudo isto, é ter intensa atividade física e cultural nas horas de folga. Se você for dormir, então durma. Mas se estiver acordado, movimente-se, corra, nade, pratique esportes, leia, jogue, mantenha todo o corpo e a mente funcionando a pleno. Na realidade, quanto mais você trabalha, mais você descansa, porque você progride material e espiritualmente e esta situação traz a paz para seu coração e para sua mente e aí você realmente relaxa.

Não confunda, portanto, vagabundagem com descanso. A inércia, a cara de bobo durante horas a fio na frente de um televisor, a conversa sem conteúdo e outras coisas do gênero apenas diminuem uma pessoa. Quanto menor ela fica, mais insegura e quanto mais insegura, mais apreensiva e quanto mais apreensiva, mais cansada. Trabalho e estudo em alta intensidade, por incrível que pareça, relaxam. Vadiagem em alto grau cansa.

Não jogue no lixo o único bem que ninguém consegue produzir ou vender: o tempo. Aproveite-o com coisas boas, culturais, espirituais e físicas e você será recompensado pela natureza.

Paulo Ricardo Mubarack