O significado do método

03/06/2013

O significado do método
A maioria dos executivos ignora que é necessário ter MÉTODO para gerenciar uma empresa e que este MÉTODO está longe do jeito de cada um. O MÉTODO precisa ter fundamentos científicos e já ter sido testado na prática em um número adequado de organizações. Leia muitos livros sobre o MÉTODO, faça benchmarking em empresas espetaculares e às quais você admira e contrate um consultor experiente para ajudá-lo. Implante rigorosamente o que seu consultor determinar e você verá que sua empresa, embora boa, passará a ser ótima, rumando para a PERPETUIDADE e para RESULTADOS FINANCEIROS ESPETACULARES.

Método é um caminho, uma forma, uma maneira organizada para você executar uma determinada tarefa e bater sua meta. Na vida, você precisa de MÉTODO para tudo, mesmo para as atividades mais simples, como amarrar seu sapato ou preparar um sanduíche na cozinha da sua casa. Apesar de estar presente em todos os momentos de nossa vida, a maioria talvez não entenda a relevância e as características do MÉTODO. Sem ele, você realiza as maiores trapalhadas e perde tempo e dinheiro, esta é a importância. Entretanto, você precisa entender que nem todo MÉTODO serve e que ele precisa ter FUNDAMENTO CIENTÍFICO e SUFICIENTE TESTAGEM COMO SENDO A MELHOR PRÁTICA. Obviamente, você não terá todas estas preocupações quando o assunto for o cadarço do seu sapato ou o seu sanduíche, mas quando o tema for a operação de um trem ou de um avião, o manuseio de uma empilhadeira ou de um forno de toneladas ou a execução de uma cirurgia nos olhos, você precisará de todo o cuidado para escolher o melhor MÉTODO.

Um assunto recorrente: o MÉTODO precisa ser escrito em um padrão, testado na prática, ajustado às condições específicas de um ambiente, ser ensinado e auditado.

Um assunto grave: se precisamos de MÉTODO para operações simples, imagine sua importância para gerenciar uma empresa e A MAIORIA DOS DIRIGENTES (acionistas, conselheiros, presidentes e diretores) NÃO PERCEBE ISTO E SIMPLESMENTE IGNORAM O MÉTODO FUNDAMENTADO E TESTADO, supondo que o jeito pessoal, o "jeitão" de cada executivo é suficiente para administrar uma companhia. Arrogância e ignorância são as duas principais causas do problema, que ainda é agravado por eventuais sucessos localizados.

Sem MÉTODO, até admito que uma empresa poderá ser uma boa empresa, mas existem duas perguntas cruéis: ATÉ QUANDO? é a primeira e VOCÊ NÃO GOSTARIA DE TER UMA EMPRESA ESPETACULAR? é a segunda. O MÉTODO serve para DESENVOLVER E PERPETUAR EMPRESAS e para OBTER RESULTADOS INCRÍVEIS, muito acima da média. O Gerdau tem o GBS, a AMBEV tem o VPO, a Odebrecht tem o TEO e a sua empresa tem o que, mesmo? GBS, VPO e TEO são siglas particulares destas empresas, mas que abrigam as melhores práticas internacionais em gestão. Se você comparar estes MÉTODOS aparentemente particulares, você encontrará uma zona comum muito grande. Você ainda poderá argumentar que são empresas muito grandes, mas é o contrário: elas são grandes porque quando eram pequenas codificaram seus MÉTODOS DE GESTÃO. A maioria das empresas pequenas e médias e mesmo empresas grandes não consegue PERPETUIDADE e RESULTADOS ESPETACULARES porque nunca prestaram atenção no MÉTODO.

O MÉTODO para gerenciar uma empresa precisa ser cuidadosamente estudado e codificado. Leia os melhores livros do mundo sobre o assunto, pratique o benchmarking visitando empresas ótimas, especialmente fora "da caixinha" do seu segmento de negócios e contrate um consultor que tenha comprovada experiência. Implante com rigor e disciplina o que seu consultor recomendar e ficará surpreso com os resultados, transformando sua empresa em uma espetacular organização.

Paulo Ricardo Mubarack