Os bons alunos

Tenho 3 clientes, todos eles empresas com faturamento acima de 1 bilhão de dólares por ano, onde ajudo no desenvolvimento de trainees. Com alguns faço coaching, com outros apenas treinamento.

Quem são os trainees? Jovens (faixa de 22 a 28 anos) promissores, que falam inglês e foram selecionados entre milhares de candidatos. Muitos já moraram durante breves períodos no exterior.

Digo para todos eles: ...o século XXI será o tempo da VINGANÇA DOS CDFs. Eles acham graça, rimos juntos, mas a aparente brincadeira é muito séria. CDF é o apelido utilizado por alunos medíocres para depreciar os bons alunos, os primeiros da aula”.

Digo que o século XXI será a vingança dos CDFs porque somente os melhores alunos terão vaga nas grandes empresas. Somente os melhores alunos terão acesso aos melhores empregos, às melhores oportunidades.

Existem perfis definidos para estagiários e para trainees nos meus clientes onde o atual presidente da empresa ou do conselho não atenderia às exigências!!! Pode parecer cômico que o presidente do conselho de uma empresa não conseguisse vaga para trainee ou para estagiário na sua própria empresa!!! Mas é assim mesmo!!! O perfil de 40 anos atrás não serve mais para hoje. E presidentes lúcidos de grandes empresas sabem disto e aprovam perfis superiores aos seus para estagiários e trainees.

Obviamente, estou falando de perfil acadêmico e nunca de experiência!!!

Bons alunos ficarão com a melhor e com a maior fatia do bolo, em proporção cada vez maior. As exceções sempre existirão, mas cada vez em número menor e apenas para justificar a regra!

Como agir para que nossos filhos sejam cada vez mais bons alunos? Como se cria infra-estrutura para um bom aluno se desenvolver?

1º ) Estabeleça um plano de educação para seus filhos. O plano é muito mais amplo do que apenas o ensino formal em uma boa escola. O plano deve prever:

- treinamento em inglês (esqueça espanhol e chinês, por favor). O primeiro idioma estrangeiro deve ser o inglês;

- treinamento em informática;

- treinamento em finanças. Administração da mesada e entendimento de questões básicas, como impostos, relacionamento com bancos, pessoas físicas e jurídicas etc.

- treinamento em gestão. Seus filhos devem aprender a organizar suas próprias rotinas, administrar seus horários, usar agenda, fazer planejamento.

- desenvolvimento da compreensão dos valores de sua família, com a exata dimensão de cada palavra na vida prática. Caso sua família não tenha estabelecido um conjunto de valores, é hora de pensar nisto da mesma forma que as empresas pensam;

- leitura de biografias. Biografias de grandes personagens, preferencialmente aqueles que praticaram os mesmos valores de sua família, são altamente inspiradoras;

- exposição constante a provas, como testes de proficiência em inglês. É importante estar permanentemente desafiando os limites de seus filhos;

- viagens para ambientes onde os itens acima possam ser desenvolvidos;

- trabalho. É muito importante que crianças e adolescentes trabalhem, mesmo que em pequenas tarefas domésticas. O trabalho desenvolve aspectos como disciplina, concentração e ritmo;

- 8 horas por dia de estudo (4 na aula, 4 em casa, descanso no domingo). Com horários definidos, com objetivos e agenda definidos.

- psicólogos podem ajudar em determinados aspectos. Psicólogos e psiquiatras não devem apenas ser usados em patologias, mas como prevenção para o enfrentamento da batalha diária;

- preparo físico, para manter e melhorar a saúde. O esporte é fundamental na vida de qualquer pessoa, em qualquer idade e afasta as pessoas, especialmente os adolescentes, do álcool, fumo e outras drogas.

2º ) Faça reuniões formais com seus filhos para checar o andamento do plano e promover ajustes.

Um abraço a todos!!!