Planejamento sem conhecimento é adivinhação

12/08/2013

Planejamento sem conhecimento é adivinhação
O conhecimento é insubstituível e este conceito simples é ignorado pela maioria dos gestores no momento do planejamento estratégico. Sem conhecimento, o planejamento transforma-se em adivinhação e o resultado é péssimo. O culpado passa a ser o método, mas este para nada serve sem conhecimento profundo do negócio. A primeira etapa de qualquer planejamento é buscar, portanto, conhecimento. O resto é magia e adivinhação.

Uma das maiores dificuldades nos trabalhos de planejamento estratégico e mesmo operacional é a falta de conhecimento de quem planeja. Um bom conhecimento não é suficiente, é necessário muito conhecimento. O problema é que a maioria dos gestores e executivos tem apenas bom conhecimento de suas atividades, nada mais do que isto. Logicamente, a distância entre o bom e o ótimo conhecimento é o gap que fará dos planos apenas um ato de adivinhação, sem qualquer alternativa. E o pior: não há consciência da maior parte dos executivos em relação a esta limitação crítica. Se houvesse, a primeira etapa de qualquer planejamento estratégico seria buscar conhecimento e não vejo esta ação com frequência nos planos anuais. Não há substituto para o conhecimento. Feeling de alguns, olhar visionário de outros, são expressões ridículas para colocar um manto de magia ao redor do que, na prática, é simples: quem sabe, planeja. Quem não sabe ou sabe medianamente, chuta. É tão simples quanto lógico.

Pergunte-se: quem são as pessoas da minha empresa que realmente conhecem PROFUNDAMENTE o negócio? Sua empresa estará de parabéns se possuir mais de 3 ou 4 profissionais que atendam a este perfil. No desespero, algumas companhias contratam consultorias especializadas em métodos de planejamento e não no negócio delas. Os consultores poderão contribuir apenas com o que sabem, ou seja, o método. Na realidade, entretanto, são instigados a dar opiniões, e normalmente não se fazem de rogados. Opinam mesmo, fazem levantamentos duvidosos de dados e o resultado é péssimo.

Orientação prática: procure, antes do método, muito mais conhecimento sobre a realidade do seu negócio. Identifique quem pode ajudá-lo, dentro e principalmente fora da empresa. Pergunte sem tréguas e gaste sola de sapato junto a clientes e fornecedores. Para entrar na sala de planejamento e usar o método, você precisa ter caminhado pelo mundo. Vá para o chão do seu negócio, estude muito e somente depois o método terá sentido.

Se não quiser fazer nada disto, contrate um mágico ao invés de uma consultoria. Vai que dá certo?

Paulo Ricardo Mubarack